Sistema de cadastro nacional CNS e CNES

   CNS 


O que é?

 O Cartão Nacional de Saúde – CNS é um documento que pode ser considerado a “identidade da saúde” e todo cidadão brasileiro e estrangeiro residente no país deve ter o seu, mesmo as pessoas com plano de saúde.

  O órgão regulamentador das operadoras de planos de saúde, a ANS, através do Artigo 26 da Resolução Normativa Nº 295 exige que as operadoras de saúde enviem, com os dados de todos os seus beneficiários, o número do CNS.

   O número é obtido nas unidades de saúde e também pode ser emitido nos hospitais no momento de um atendimento eletivo, de urgência ou emergência, sendo necessário documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de endereço.

  O Ministério da Saúde, através do CADSUS – Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS, alimenta outros sistemas que demandam a identificação dos indivíduos no momento em que utilizam os serviços de saúde públicos e privados, gerando assim dados epidemiológicos, o conhecimento das necessidades existentes por região, as principais doenças, entre outras informações, permitindo aos gestores a avaliação dos riscos, planejamentos, desenvolvimento de ações e programas de prevenção e a formulação de políticas de saúde.


                                    CNES

 

   O que é?

 Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

  Ele reúne informações sobre as equipes, profissionais e unidades de saúde, incluindo infraestrutura, leitos disponíveis, tipo de atendimento prestado, entre outras.

Através do CNES, o Ministério da Saúde toma ciência dos consultórios, clínicas e hospitais presentes nas cidades brasileiras.

  Os dados permitem o gerenciamento dos serviços de saúde disponíveis para a população, servindo como base, por exemplo, para a avaliação de locais que precisam de mais leitos hospitalares.



  

Como surgiu o CNES?

  O CNES foi inicialmente aprovado pela Portaria MS/SAS n.º 376, de 3 de outubro de 2000, que entrou em vigor em dezembro daquele ano, após consulta pública.

  A partir das sugestões recebidas da sociedade, profissionais e gestores de saúde, a Comissão Intergestora Tripartite responsável pelo cadastro editou a Portaria MS/SAS n.º 511/2000, normatizando os requisitos para cadastramento de hospitais, clínicas e consultórios em todo o país.

  O órgão governamental apontou uma série de inconsistências entre repasses feitos pelo Ministério da Saúde e informações cadastradas em dois bancos de dados que precederam o CNES: o Sistema de Internações Hospitalares (SIH) e o Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI).

  A partir de evidências apresentadas, um antigo pleito de profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde e na esfera privada se fortaleceu, culminando no CNES.

  O cadastro surgiu, então, para fornecer dados detalhados, levando a um cenário mais próximo da realidade da União, de estados e municípios quanto à oferta de serviços de saúde no país.

 


Quais são os objetivos do CNES?

  O CNES tem como principal objetivo ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde – imprescindíveis a um gerenciamento eficiente do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Além disso, tem por funções:

  • Automatizar o processo de coleta de dados feito por estados e municípios
  • Embasar o planejamento das ações em saúde no Brasil
  • Promover a transparência sobre a infraestrutura e capacidade dos estabelecimentos de saúde
  • Possibilitar o controle do custeio de ações pelo Ministério da Saúde
  • Realizar a integração entre outros sistemas do SUS

  • Dar visibilidade para o potencial assistencial do país.



 Quais dados são disponibilizados do banco de dados do CNES?

·         Os dados do CNES vão desde os mais básicos, como nome, endereço e localização, até instalações físicas e equipamentos, além de informações sobre o gestor responsável pelo estabelecimento de saúde.

 



  Como consultar um estabelecimento de saúde?

  Resumidamente, basta acessar o portal do CNES.

  No endereço eletrônico, é possível consultar tanto estabelecimentos quanto o profissional responsável por um deles.



 Como fazer o cadastro CNES?

Para se cadastrar, é preciso procurar o órgão gestor da saúde em nível municipal ou estadual.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFFICE E QUESTIONÁRIO

EpiInfo